Perante este cenário, o utilizador pode colocar as suas credênciais (nome e palavra chave) para a autenticação nos respectivos campos, alterar o registo primindo o botão alterar para que a modificações tomem efeito, e submeter os parâmetros executando o botão submeter, efectuando assim o processo de autenticação (executando Xsupplicant).
Seleccionando o separador Configuração, acedemos ao menu que nos permite efectuar a configuração dos parâmetros de rede.
Os parâmetros disponiveis são a interface a utilizadar no processo de autenticação, o método de autenticação a utilizar, o SSID (Service Set Identifier) da rede em causa, o tamanho da chave WEP (Wired Equivalent Privacy) para a pré-associação da interface ao AP (Access Point - Ponto de Acesso), e por último se utilizamos DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol), e em caso afirmativo qual o tipo de cliente de DHCP que possuimos.
Acedendo ao menu Ficheiro, temos disponiveis três sub menus.
No primeiro sub menu, Limpar Campos, pode-se limpar todos os campos indicados anteriormente, podendo-se guardar os parâmetros anteriormente configurados criando o ficheiro de configuração do Xsupplicant, executando Guardar ou simplesmente fechar a aplicação seleccionando Fechar.
O menu Configurar serve para auxiliar na pré-preparação da interface e aplicações, de modo a ser possível executar o Xsupplicant sem problemas.
Em Act/Interfaces actualiza-se a lista de interfaces disponíveis para a autenticação, em Parar DHCP pode-se parar o cliente de DHCP na interface de aplicação, se este se encontrar activo, visto que nesta situação o Xsupplicant não vai funcionar. Em Parar Autenticação, pode-se parar um processo do Xsupplicant que esteja em funcionamento, permitindo dar início a um novo de modo a repetir o processo de autenticação, caso seja necessário. Por último, em Mostrar Ficheiro Log Xsuppliocant, é mostrado o ficheiro de log do Xsupplicant para se obterem informações que mostrem o actual estado da aplicação.
No último menu, Ajuda, são disponibilizadas dois tópicos de informação, abordando os autores do projecto e do tipo de aplicação utilizado.
O primeiro sub menu, Créditos, são apresentados os créditos do Open1xsupplicant, e em Sobre é mostrada a informação sobre o tipo de aplicação desenvolvida.