Campus Virtual - Instituto Politécnico de Tomar
Campus Virtual - Instituto Politécnico de Tomar
Campus Virtual - Instituto Politécnico de Tomar
Projecto E-URede Wi-FiFAQ's - Perguntas FrequentesDownloadsReferênciasAjuda
Campus Virtual - Instituto Politécnico de Tomar
     

FAQ's - Perguntas Frequentes

Qual o modo de configuração da placa Wireless?

A placa cliente deverá estar configurada para o modo Infrastructure, uma vez que são usados Access Point na ligação à rede fixa

 

Qual o SSID da rede wireless do IPT?

Poderá encontrar o SSID "guest-eduroam", com acesso livre e acesso à página de suporte da rede wireless do IPT (poderá encontrar informações de acesso e configuração do cliente, etc), o SSID "" e o "e-U" para acesso por 802.1x.

 

Qual a configuração DHCP do cliente?

A sua configuração de rede deverá estar em modo automático, uma vez que os parâmetros de rede são enviados por DHCP.

 

Quais os sistemas operativos suportados para 802.1x/PEAP?

O 802.1x é suportado nativamente apenas em Windows Vista, Windows XP e MAC OS X 10.3. Os restantes sistemas podem usar um cliente comercial.

 

Qual o método de EAP suportado no IPT?

Os utilizadores do Instituto Politécnico de Tomar apenas têm disponível PEAP - MS-CHAP-V2. Os utilizadores visitantes deverão utilizar o método utilizado na sua Universidade.

 

Onde me devo dirigir para obter esclarecimentos adicionais ou suporte técnico na configuração do meu PC, em caso de problemas?

Deve contactar os serviços do Gabinete de Informática, que assegurarão o respectivo suporte aos utilizadores.

 

O que é o acesso por roaming ?

O acesso por roaming permite a um utilizador de uma instituição "e-U" aderente, obter acesso à Internet em qualquer outra instituição que também tenha aderido ao projecto "e-U".

 

Não consigo obter acesso à rede sem fios: o que faço?

Se não obtiver o acesso à rede sem fios depois de:

  • actualizar os drivers da placa de rede sem fios
  • instalar as actualizações necessárias do Windows

siga os passos nesta página para tentar eliminar o problema.

 

Para que serve o certificado que tenho de instalar?

O certificado é um método de resguardo para o cliente de rede sem fios. Quando este se liga a um Ponto de acesso sem fios tem início um processo de autenticação com base no certificado. Este processo faz o cliente de rede sem fios assegura-se que a rede a que este se liga pertence realmente ao eduroam. Deste modo o cliente de rede sem fios com um certificado instalado, tem sempre a certeza que fica ligado a um ponto de acesso válido e não um outro qualquer pirata com o intuito de furtar palavras-chave.

 

Porque é que a minha placa, que funciona bem em casa e nos Hotspots, não funciona no IPT(e-U)?

Os pontos de acesso do campus do IPT  têm de obedecer a normas de segurança regulamentadas no projecto "e-U". Na maior parte das vezes essas normas de segurança  não são as vulgares e inseguras utilizadas nos Hotspots da Netcabo nem em casas domésticas. O método utilizado para estabelecer uma ligação de rede sem fios no campus do IPT é o mais seguro possível comummente praticável. Como estas normas se fundamentam em moldes recentemente desenvolvidos e divulgados, é normal muitas das placas de rede sem fios não utilizarem os procedimentos mais recentes. É por este facto que é necessário fazer a actualização dos drivers da placa de rede sem fios para o mais recente possível, de modo a que as últimas normas sejam utilizadas.

 

Porque é que preciso do Service Pack 1 ou 2 no Windows XP?

O Service Pack é um conjunto de correcções e actualizações para o sistema operativo. Nesta actualização é oferecido um mecanismo intuitivo para configurar a placa de rede sem fios, bem como, as mais recentes actualizações das normas utilizadas na ligação aos pontos de acesso   "" ou "e-U", nomeadamente o 802.1x.

 

Tenho Windows 95/98/2000: como posso aceder?

Ao contrário do Windows Vista e do Windows XP, a configuração de rede sem fios não está usualmente integrada no Windows 95/98/2000. Deste modo a tarefa de configuração de rede não é automática. A maneira mais comum de configurar a ligação é utilizar o software de gestão que vem com a placa de rede sem fios. O Windows 2000 não fornece o 802.1x de origem. Para o Windows 2000 existem duas possíveis soluções para contornar este problema, actualizar o sistema operativo com o último Service Pack, ou, utilizar um cliente comercial de 802.1x. Para o Windows 95/98 resta apenas a utilização de um cliente comercial.

 

Porque é que só preciso inserir o meu login/password uma vez?

Após o primeiro sucesso de autenticação na rede sem fios, o sistema operativo Windows XP, armazena automaticamente as credenciais (login/password) da conta. Nos acessos seguintes o login e password não voltam a ser pedidos. Se quiser alterar o seu login/password pode executar este ficheiro para limpar as credenciais da cache do registo do Windows XP.

Para mais informações pode consultar aqui .

 

 
     
 
Mapa do SiteVoltar ao Topo da Página
 
Símbolo da Acessibilidade na Web União Europeia Fundação para a Computação Científica Nacional e-U (universidade electrónica) Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento
Direitos Reservados © 2005
Instituto Politécnico Tomar