FAQ

Devo usar o eduroam CAT ou a aplicação geteduroam?

Ambas as ferramentas têm o mesmo objetivo: configurar o seu dispositivo para se ligar à rede "Wi-Fi" eduroam de forma segura. A principal diferença está na forma de entrega e na facilidade de uso:

  • geteduroam (A opção moderna): É uma aplicação desenvolvida para simplificar o processo ("Next, Next, Finish"). É a solução padrão e recomendada para "smartphones" (especialmente Android 11+ e iOS 15+) e sistemas Windows recentes, pois lida automaticamente com os protocolos de segurança mais novos.
  • eduroam CAT (O método clássico): É a ferramenta original baseada num portal "web", onde descarrega um ficheiro de instalação. É ideal para computadores com macOS, distribuições Linux ou sistemas operativos mais antigos, onde não se pretende (ou não é possível) instalar uma "app".

Se estiver num "smartphone" ou "tablet", use a "app" geteduroam. Se estiver num computador (Mac, Linux ou Windows antigo) e preferir não instalar uma "app", o eduroam CAT continua a ser uma excelente opção.

A que rede ("SSID") me devo ligar?

A rede oficial para toda a comunidade académica e visitantes de outras instituições é a eduroam.

Qual o método de segurança e encriptação suportado no IPT?

A rede eduroam do Instituto Politécnico de Tomar utiliza o protocolo "PEAP" com "MS-CHAP-V2" ou "TLS". Se utilizar o assistente automático de configuração (geteduroam ou Eduroam CAT), estes parâmetros são preenchidos automaticamente.

Porque é que preciso de instalar um certificado?

O certificado de segurança garante que o seu dispositivo se está a ligar aos servidores legítimos do Instituto Politécnico de Tomar e não a uma rede "pirata" disfarçada de eduroam. É uma garantia de que as suas credenciais não serão roubadas.

O que é o acesso por "roaming"?

A rede eduroam é um serviço global. Isto significa que, com o seu "email" e "password" do IPT, pode aceder automaticamente ao "Wi-Fi" em milhares de universidades e centros de investigação por todo o mundo, sem precisar de pedir novas "passwords".

Mudei a minha "password" e o Wi-Fi deixou de funcionar. O que faço?

O seu computador ou telemóvel está a tentar ligar-se com a "password" antiga que ficou guardada. Deve ir às definições de "Wi-Fi" do seu dispositivo, selecionar a rede eduroam, escolher "Esquecer esta rede" e voltar a ligar-se inserindo a nova "password".

Porque é que só preciso inserir o meu "login"/"password" uma vez?

Após a primeira autenticação com sucesso, o seu sistema operativo (Windows, macOS, iOS ou Android) guarda os seus dados de autenticação de forma encriptada e segura no dispositivo. Nos acessos seguintes, a ligação é feita de forma automática em segundo plano.

Não consigo ligar-me de forma nenhuma. Como resolvo?

Primeiro, certifique-se de que o sistema operativo e os "drivers" da placa de rede estão atualizados. Recomendamos sempre que utilize a ferramenta de configuração automática disponível no nosso "site". Se o problema persistir, dirija-se aos nossos serviços (consulte a secção Ajuda).